terça-feira, 30 de janeiro de 2018

FACEBOOK VAI PENALIZAR FANPAGES QUE USAM "ISCAS DE ENGAJAMENTO"

O objetivo do Facebook é levar aos seus usuários as histórias mais relevantes para eles. E já faz um bom tempo que todas as atualizações do algoritmo do News Feed buscam cada vez mais atingir este objetivo. E a mais nova alteração deve penalizar páginas que utilizam as "iscas de engajamento"

Em primeiro lugar, o que são iscas de engajamento?

Iscas de engajamento são estratégias e "hacks" comumente usados para atrair a interação nos posts, gerando mais engajamento e consequentemente aumentando o alcance das publicações. Sabe aqueles posts que dizem:
Curta e compartilhe este post para participar do sorteio...
Marque um amigo nos comentários para X coisa acontecer...
Curta este post se você é do signo de Aries...
Curta se você gosta de maçã, ou dê um Amei se você gosta de banana...
Marque um amigo nos comentários, se ele não responder em 10 minutos te deve uma cerveja...

Pois é... O Facebook considera que o engajamento gerado por este tipo de publicação não é autêntico, pois procura se aproveitar do algoritmo do News Feed para aumentá-lo, e, segundo ele, as pessoas não gostam deste tipo de mensagens, que são consideradas um tipo de Spam! Então, já a partir desta semana (18/Dez/2017), as postagens de Páginas e Pessoas que utilizarem estas estratégias começarão a ser REBAIXADAS!

Nas próprias palavras do Facebook:
Para nos ajudar a promover um compromisso mais autêntico, os times do Facebook revisaram e categorizaram centenas de milhares de postagens para informar um modelo de aprendizado de máquina que pode detectar diferentes tipos de iscas de engajamento. Os posts que usam essa tática serão mostrados menos no News Feed.

Outra informação importantíssima para os administradores de páginas no Facebook é que: As páginas que continuarem a utilizar este tipo de tática, publicando conteúdo com iscas de engajamento para aumentar artificialmente o alcance das publicações serão penalizadas de forma rigorosa.

Um dos principais valores do News Feed, segundo o Facebook, é a AUTENTICIDADE. O Facebook busca cada vez mais que as pessoas se comuniquem e forma autêntica e compartilhem conteúdo autêntico também. E está constantemente tentando entender o que as pessoas consideram genuíno (para mostrar mais deste conteúdo às pessoas) e o que elas consideram histórias enganosas, sensacionalistas e Spam (para encontrar meio de fazer com que as pessoas vejam menos disto).

Por isso, mais uma fez o Facebook afirma:
Reduziremos as postagens que vão contra um dos nossos principais valores do Feed de Notícias - autenticidade . Semelhante aos nossos outros esforços recentes para rebaixar as manchetes Clickbait e os links para páginas web que oferecem uma experiência de baixa qualidade. Queremos reduzir a disseminação de conteúdo que seja spam, sensacionalista ou enganador, a fim de promover conversas mais significativas e autênticas no Facebook.

Como isso afeta a minha Página?

Se você usa alguma destas estratégias para atrair curtidas, comentários, compartilhamentos e marcações em suas postagens, pare agora! Caso contrário, fique ciente que o alcance destas publicação deve diminuir bastante. E para Páginas que fizerem o uso desta tática repetidamente, verão uma queda ainda mais significantes no alcance de todas as suas publicações.

Busque publicar um conteúdo mais autêntico e que seja do interesse do seu público. Você pode gerar mais comentários e engajamento na sua página fazendo perguntas e pedindo opiniões sobre determinados assuntos, mas lembre-se que isso deve ser feito de forma autêntica, gerando uma conversa entre você seu público, que realmente seja do interesse dele.

Neste link você pode conferir algumas diretrizes para produtores de conteúdo criadas pelo Facebook que podem te orientar um pouco melhor na hora de criar o seu conteúdo.

A publicação original do Facebook sobre o assunto (em inglês) você encontra clicando aqui!

Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



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