sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

HOME OFFICE | 5 dicas para ser mais produtivo trabalhando em casa

Você possui um Home Office, ou simplesmente trabalha em casa? Acredita que não está sendo produtivo como gostaria? então segura aí estas 5 dicas que vão te ajudar a ser muito mais produtivo trabalhando em casa. Vai por mim, falo por experiência própria!


Seja como freelancer, ou cuidando da sua própria empresa, o fato é que os Home Office's são cada vez mais comuns e se você souber como gerenciar o seu tempo de trabalho de forma correta, na minha opinião, trabalhar em casa pode sim ser muito mais produtivo! O maior problema são as distrações e muitas vezes, a falta de compromisso, pois trabalhar em casa acaba nos trazendo algumas "facilidades" para largar algum trabalho em andamento e se render "àquela preguiça"!

Então separei aqui 5 dicas, que tenho certeza, se você segui-las, vai tornar o seu trabalho em casa muito mais produtivo.

Então vamos lá...

1. Defina o lugar do seu trabalho:

Pode ser um Home Office, uma pequena sala, quarto, ou simplesmente uma mesa. O fato é que você precisa definir que aquele é o lugar do seu trabalho. Ou seja, não trabalhe em qualquer canto da casa. Defina o local certo pra isto.

Claro que se você tiver disponibilidade de separar um ambiente para fazer o seu escritório (como um quarto por exemplo) é melhor. O fato é que você precisa de um lugar onde quando você chegar todos os dias, saberá de forma consciente o que têm de fazer ali: trabalhar!

Esta é uma boa maneira de fazer com que sua mente entenda quando "está no trabalho" ou "está em casa".

2. Defina um horário de trabalho, e cumpra-o:

Descubra quais as horas do dia você é mais produtivo e defina o seu horário de trabalho para estas horas. E o mais importante, cumpra o seu horário de trabalho da mesma forma que cumpriria se trabalhasse fora todos os dias!

Outro detalhe não menos importante é: Não volte ao trabalho depois de cumprir seu horário. Cumpriu o seu horário, completou sua lista de tarefas e já desligou o computador… e de repente surge uma ideia fantástica para aquela campanha ou para o seu próximo artigo. O que fazer? Não volte ligar o PC, pegue um seu bloco de notas ou post-it e anote tudo aquilo que lhe veio à cabeça. Fixe ao seu quadro ou mesa de trabalho e agora dê atenção à sua vida pessoal.

3. Troque de roupa:

Ninguém vai trabalhar de pijama certo? (bom pelo menos não conheço ninguém que vá...). Então não é só por que você está em casa que vai trabalhar assim também! Nossa mente precisa de ações que definam o que estamos fazendo, ou vamos fazer à partir daquele momento. Então se você vai trabalhar, mesmo que seja em casa, troque de roupa. Vista-se como se estivesse indo ao trabalho fora de casa. Assim você diz para seu cérebro, estou indo trabalhar e fica muito mais fácil estar focado no seu trabalho durante o dia! É importante definir os momentos do dia para fazer que seu corpo e mente entendam o que está acontecendo.

4. Elabore sua lista de tarefas diárias:

É uma boa maneira de não ficar perdendo tempo com distrações e ir direto ao ponto no que você têm que fazer naquele dia. Eu costumo definir ainda no dia anterior quais são as minhas 3 prioridades do dia seguinte, ou seja: àquelas 3 tarefas que de forma alguma não podem deixar de serem completadas. Depois defina outras 5 tarefas que você deve fazer caso tenha tempo disponível. Desta forma, assim que você terminar suas 3 tarefas principais você já tem uma direção pra qual deve ir, e evita ficar perdendo tempo com distrações.

Uma boa dica aqui é usar algum aplicativo para definir estas tarefas e poder conferi-las e marca-las como completas (isso gera uma sensação muito boa ao cumprir cada tarefa). Eu uso o Todo-ist já a muito tempo, e você pode acessá-lo tanto no desktop quanto no celular, tudo fica sincronizado.

5. Avise sua família:

Se você trabalha em casa em horários em que outros familiares estão em casa, você precisa conversar com eles. Explicar que, apesar de não sair de casa para trabalhar, você precisa cumprir rigorosamente o seu horário e que seu trabalho é tão importante quanto qualquer outro. Definir muito bem os horários e o local em que você está trabalhando é muito importante pra isto. Deve-se deixar bem claro que neste espaço de tempo definido você estará trabalhando e não pode ser interrompido.

E se você trabalha com mais alguém no mesmo ambiente em casa, como é o meu caso aqui, uma boa ideia pode ser usar a técnica pomodoro, onde você define um tempo de trabalho (40 minutos, por exemplo), onde você não pode ser interrompido e foca completamente em uma única tarefa, e após completado o tempo você faz um pequeno intervalo (tipo 5 minutos) para resolver coisas paralelas, ou simplesmente relaxar.

Concluindo

Bom, estas são algumas das coisas que eu faço no meu dia-a-dia e que funcionam pra mim. Tenho certeza que se você aplicar na sua rotina podem te ajudar bastante no seu dia-a-dia de trabalho em casa! E se você aplicar estas dicas e funcionarem pra você não deixe de vir aqui deixar um comentário contando pra mim! Vou adorar saber que isto foi útil pra alguém!

E pra você, como está sendo trabalhar em Home-Office? Já conhecia algumas destas dicas e coloca em prática?

Contra pra mim aqui nos comentários como é a sua experiência com Home-Office, e se você tem mais alguma dica valiosa coloca aí também, vamos continuar o bate-papo aqui nos comentários e trazer mais dicas pra quem também trabalha em casa!

E por fim, posso te pedir um favorzinho?

Se você gostou destas dicas e elas vão te ajudar de alguma forma, compartilha nas suas redes sociais ou envia para aquele amigo que precisa destas dicas também. Isso me incentiva a continuar publicando mais conteúdo como esse de forma gratuita aqui no blog.

Um abraço, e até a próxima...

Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



Só envio conteúdo interessante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser