quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Mudanças importantes no Facebook | Quais são, e o que fazer?

Recentemente o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg anunciou no seu perfil pessoal que a forma com que o facebook entrega o conteúdo aos usuários vai ter algumas mudanças significativas.


Se preferir, ouça este post na íntegra:



É importante saber que estas mudanças impactam principalmente as Páginas e todo o conteúdo "Comercial e Promocional" que é publicado na rede. Até agora 3 mudanças foram anunciadas e a primeira delas, que já está em vigor, é a mais importante para quem usa o facebook para divulgar seu negócio.

Nas próprias palavras de Zuckerberg:
"Um dos nossos grandes focos para 2018 é garantir que o tempo que todos nós gastamos no facebook é um tempo bem gasto."

No post feito no dia 11 de janeiro em seu perfil pessoal, ele deixou bem claro que o facebook foi criado para ajudar as pessoas a ficarem conectadas e para aproximar-nos das pessoas que importam para nós. E disse também que amigos e família são o centro da experiência no facebook.

Segundo Zuckerberg, as pessoas estavam reclamando da quantidade de conteúdo de publicidade (publicações de empresas, marcas e meios de comunicação) que estava sendo exibidos em seus feed's, pois estavam tomando o lugar dos momentos pessoais, concluindo que o saldo do que está no feed hoje distanciou-se da coisa mais importante que o facebook pode fazer - Ajudar a nos conectarmos uns aos outros.

E é claro que, antes que as pessoas começassem a deixar o facebook por não estarem gostando do conteúdo exibido, a grande rede tomou suas atitudes e começou a fazer mudanças. Afinal, de que adianta ter uma plataforma incrível para anunciar, se não existem pessoas nela para verem seus anúncios?

O foco do facebook é, e sempre será, manter as pessoas conectadas a rede. E pra que isso seja possível ele precisa manter o conteúdo que é exibido à elas o mais interessante possível.

Segundo uma pesquisa e estudos que o facebook vem realizando: "quando usamos as redes sociais para nos conectarmos com as pessoas que nos importam, pode ser bom para nosso bem-estar." e que "ler passivamente artigos ou ver vídeos (mesmo que sejam divertidos ou informativos) pode não ser tão bom".

Zuckerberg disse também:
"As primeiras alterações vão estar no feed de notícias, onde você pode esperar ver mais conteúdo de amigos, familiares e grupos. Você passará a ver menos conteúdo público (publicações de empresas, marcas e mídia). E o conteúdo público que você ainda verá, será aquele que incentiva interações significativas entre pessoas."

Basicamente o que o facebook quer com isso, é que as pessoas sejam mais ativas na rede, comentando e gerando conversas entre si. E deixem de ser passivas, somente consumindo o conteúdo do feed. As páginas que criam conteúdo capaz de gerar "conversas", vão continuar tendo seu conteúdo entregue no feed.

Uma coisa que você precisa ter em mente agora é que vai ser mais difícil o conteúdo publicado na sua página aparecer para as pessoas de forma orgânica (sem fazer anúncios pagos), mesmo que elas tenham curtido sua página e sejam seus seguidores. E que o conteúdo que só divulga produto e não gera interesse a ponto de fazer as pessoas criarem conversas nos comentários não vai funcionar mais.

Então daqui para frente, se você quer que o seu conteúdo continue aparecendo para seus seguidores, é de extrema importância que seja criado conteúdo tão interessante para as pessoas a ponto de fazê-las comentarem, marcarem amigos e iniciarem conversas nos comentários, de preferência sem a necessidade de você pedir que elas façam isto.

E a partir de agora, investir em uma estratégia de anúncios no facebook é essencial para continuar obtendo bons resultados para o seu negócio através desta rede. E se até hoje você nunca investiu em anúncios no facebook, com certeza você tem agora a chance de obter resultados melhores do que você já conseguiu até hoje. Mas saiba também que com estas mudanças os anúncios tendem a ficar cada vez mais caros, pois existirão mais páginas fazendo anúncios. Então se você quer criar a possibilidade de ter bons resultados comece agora! Não espere que os anúncios fiquem mais caros para começar!

E o mais importante, o facebook continua sendo a melhor mídia disponível para divulgar qualquer negócio. Basta você prestar atenção onde está a atenção das pessoas. Elas estão o tempo todo no celular! E não importa a idade! De jovens a idosos, todos estão conectados e isto só vai crescer. Não tem mais volta!

Nenhuma outra mídia tem ferramentas que dão a possibilidade de você atingir com anúncios as pessoas certas para seu negócio. O facebook é a única mídia que te dá a possibilidade de criar anúncios direcionados por idade, localização, interesses e uma variedade de opções, que fazem com que o dinheiro investido em anúncio seja muito melhor aproveitado. Além disso você ainda pode acompanhar os resultados que os anúncios estão gerando em tempo real. Que outra mídia te oferece isso? Pense nisso!

As outras duas mudanças anunciadas tem relação com as notícias que circulam na rede e não impactam empresas e negócios diretamente. Basicamente as alterações serão para que as notícias que são exibidas no feed sejam de qualidade e confiáveis. São ações previstas para combater as "Fake news" (Notícias falsas) que circulam na rede.

Nas próprias palavras de Zuckerberg:
"Esta atualização não vai alterar a quantidade de notícias que você vê no facebook. Só irá mudar o saldo das notícias que vê para fontes que foram qualificadas como de confiança pela comunidade."

Outro fator importante é que uma destas atualizações é para promover notícias de fontes locais. Esta ainda está em vigor somente nos EUA, mas será estendida para todos os países ainda este ano. Então podemos esperar ver mais notícias da nossa cidade ou região no feed futuramente.

Você pode ver os posts oficiais de Mark Zuckerberg sobre esta alteração nestes links:
Post de 19 de Janeiro
Post de 29 de Janeiro


Em resumo..

Baseado em estudos, testes e principalmente nas notas publicadas pelo facebook em seus canais oficiais, devemos preparar estratégias inteligentes ao utilizar a rede para os negócios.

A orientação agora é:

  • Conhecer muito bem quem é o público que deseja atingir;
  • Publicar menos, e conteúdo realmente interessante para este público (menos quantidade, mais qualidade);
  • Investir em anúncios (Facebook ADS) passa a ser essencial;
  • Priorizar conteúdos que promovem conversas na rede;
  • Priorizar conteúdos locais (sempre que possível);
  • Apostar em vídeos curtos e transmissões ao vivo (pois tendem a gerar mais interação);
  • Ter um comportamento mais humanizado na rede (pessoas querem se conectar com outras pessoas);
  • Responder seus seguidores e iniciar conversas nos comentários;
E o mais importante: Esteja presente na rede - Interaja com seus seguidores, acompanhe os resultados e comentários de cada um de seus posts. Veja o que seus clientes e seguidores estão fazendo, quais conteúdos eles gostam, que páginas estão seguindo. Quanto mais a sua página interagir com os seus seguidores, mais relevância ela vai ter e maior será o seu alcance.

Se você não tem tempo para cuidar de tudo isso ou não sabe como fazer, contrate um profissional qualificado para fazer o gerenciamento da sua página no facebook e garantir que você consiga os melhores resultados possíveis. E se sua página já está na mão de um profissional, procure definir junto com ele quais são as melhores estratégias a usar, esteja por dentro do assunto, pois este é hoje um dos canais mais importantes de divulgação que seu negócio pode ter.

Uma coisa é certa! Se o seu negócio não está presente nesta, que é a maior mídia social do mundo, pode ter certeza que você está deixando dinheiro na mesa e que seu concorrente pode estar tomando o seu espaço.

E aí? Você já começou a perceber as mudanças?

Conta aqui nos comentários como você esta se preparando para estas mudanças e se elas já começaram a fazer efeito no seu feed de notícias. Vamos continuar esse bate-papo aqui nos comentários.

E por último, quero te pedir um pequeno favor:

Se esse post foi útil pra você e quem sabe possa ser útil pra mais alguém que você conhece, compartilha nas suas redes sociais e convida seus amigos para ver também. Isso é muito importante e me incentiva a continuar criando este tipo de conteúdo de forma gratuita.

Um grande abraço, e até mais!

Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



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