segunda-feira, 5 de março de 2018

Facebook finaliza testes do Feed de Exploração

Para alívio de muitos, no último dia 1 o Facebook anunciou que finalizou os testes do Feed de Exploração.



Quando o Facebook incluiu um novo feed, separado do feed principal (chamado de feed de exploração) a alguns meses atrás, separando o conteúdo de páginas do conteúdo de amigos e familiares em alguns países onde estava testando a funcionalidade, muitas pessoas (principalmente profissionais de Social Media) ficaram em pânico.

Não era pra menos, afinal, caso este teste fosse validado e implantado de fato, poderia ocasionar uma diminuição (ainda maior) do alcance das páginas (que já estava em queda livre).

O fato é que, independente de tudo isso não ter passado de um teste e não ter se estendido para todos os países, o alcance caiu da mesma forma! (Mas veja bem, eu não estou aqui reclamando da queda do alcance! Estou simplesmente relatando os fatos).

À meu ver (e ao que eu tenho conseguido perceber) o alcance caiu para as páginas que não estavam atentas a produzir um bom conteúdo para seu público, um conteúdo que fosse realmente interessante para ele. Em contrapartida, eu pude observar um considerável (e muito agradável) aumento no alcance orgânico das páginas que estão gerando um conteúdo realmente relevante e capaz de gerar "conversas", assim como anunciado pelo próprio Facebook.

A questão toda é que o facebook percebeu com os teste que:
"As pessoas não querem dois feeds separados. E que ter dois feeds separados não as ajudava de verdade a se conectar mais com seus amigos e familiares"

Tendo isso em vista, a equipe resolveu abandonar a ideia de Feed's separados e decidiu partir para uma mudança mais drástica, que foi simplesmente priorizar o conteúdo de amigos e familiares, e conteúdos que geram interações sociais significativas no Feed principal já existente.

"No mundo, já existia um outro recurso chamado de Feed de Exploração, fornecendo às pessoas um espaço de descoberta de conteúdo de Páginas e figuras públicas que elas não seguiam anteriormente. Também estamos descontinuando esse recurso, depois de termos concluído que ele não era a maneira mais eficaz para as pessoas descobrirem novos conteúdos no Facebook."

Outro feedback importante que o Facebook recebeu foi de que não estava comunicando com clareza sobre os testes realizados, e a partir disso, você pode perceber que o Facebook passou a exibir notificações no feed para os usuários sobre cada nova atualização que acontece na rede.

Você pode ver a publicação original aqui no Facebook NewsRoom Brasil.

E você? Percebeu alguma alteração no alcance das suas páginas?

Conta aqui pra mim, vamos continuar esse bate-papo nos comentários. É muito bom ter mais opiniões para desenvolver o assunto!

E pra encerrar...

Você conhece alguém que precisa saber disso ou pode gostar desse post, então compartilha em suas redes sociais. Pode ser que você ajude mais alguém com esse conteúdo, e eu particularmente vou ficar muito feliz em saber que foi útil pra você e pra mais pessoas!

Grande abraço e até a próxima!


Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



Só envio conteúdo interessante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser