terça-feira, 27 de março de 2018

Queimei dinheiro no Facebook!

Você “investe” ou “gasta” dinheiro com o Facebook? Faça anúncios do jeito certo e pare de queimar dinheiro no Facebook


Queimei dinheiro no Facebook | James William


Deixa eu te contar uma história que aconteceu aqui:

Alguns dias atrás eu recebi uma mensagem de um seguidor no inbox da minha FanPage e ele relatava um típico caso de “Gastar Dinheiro” no Facebook.

Esse seguidor, que tem um salão de beleza, contava que investiu R$100 em um anúncio no Facebook de uma promoção para o dia das mulheres, onde ele ofertava 50% de desconto em um pacote que ele chamou de “Dia da Beleza” que incluía manicure, pedicure, depilação, corte e escova de cabelo.

A promoção era realmente boa e o preço bem atrativo, mas mesmo assim ele disse que não vendeu nada através do anúncio no Facebook.

Conversando com ele pra tentar entender o que é que podia ter dado errado, eu descobri que ele não fez nenhum tipo de planejamento para essa campanha. Simplesmente fez um post no Facebook, clicou no botão impulsionar, escolheu idade de 13 à 65+, Brasil todo, e colocou lá R$100 e 14 dias de anúncio! Sem segmentação nenhuma!

Esse é um erro que muitas pessoas cometem quando vão começar a fazer anúncios no Facebook, e eu chamo isso de “Queimar dinheiro no Facebook”!

Acredite, eu mesmo já queimei dinheiro no Facebook assim!

Antes de começar a investir em anúncios você precisa entender que tem que fazer anúncios para as pessoas certas, que realmente possam se interessar pelos seus produtos ou serviços. O Facebook te dá essa possibilidade.

Fazer o post e clicar no botão impulsionar é muito fácil, mas é apenas uma pequena etapa de várias outras muito importantes que existem na criação de uma campanha de anúncios no Facebook.
Criar uma boa campanha envolve:

1. Ter muito bem definido qual é o objetivo desse anúncio;
2. Conhecer muito bem o público que você quer atingir com o anúncio, se é fazer as pessoas clicarem em um link ou visitarem o estabelecimento por exemplo;
3. Pensar em que tipo de conteúdo pode ser usado nesse anúncio e que realmente vai atrair a atenção deste público;
4. Definir uma estratégia de valores, tempo e posicionamento do anúncio que vão ser mais eficientes em cada caso;
5. Produzir um texto para o anúncio que atraia a atenção das pessoas e desperte o desejo de realizar a ação do objetivo do anúncio;
6. Fazer testes com formatos (vídeos e imagens) e textos diferentes para entender o que performa melhor.

No caso do salão de beleza, por exemplo, o objetivo, o que ele queria com esse anúncio? De repente, levar mais clientes até o salão para aproveitarem a promoção. E quem são estes clientes? Obviamente Mulheres! De repente mulheres entre 20 e 40 anos.

Percebe que ele estava queimando dinheiro tentando exibir esse anúncio para o Brasil todo em uma faixa de idade entre 13 a 65 anos? Quantos homens, que não tem o menor interesse no serviço viram este anúncio, cada anúncio desse pode ter sido dinheiro jogado fora!

Outro grande erro foi fazer um panfleto, cheio de texto e nem um pouco atrativo! Quando deveria ter pensado em que tipo de imagem, ou vídeo atrairia a atenção dessas mulheres? Só com alguns ajustes o anúncio dele poderia ter resultados bem satisfatórios!

Então, a lição que eu quero te deixar aqui é: Antes de começar a investir em anúncios no Facebook estudo mais sobre estratégias a serem usadas, estudo sobre a plataforma para saber usá-la da melhor forma possível. E se você não tem tempo para estudar isto então NÃO FAÇA ANÚNCIOS NO FACEBOOK! Procure um profissional capacitado que possa te ajudar, por que do contrário, com certeza você vai acabar “Queimando dinheiro”.

E você, está aplicando estratégias para seus anúncios?

Como estão sendo seus resultados? Quais suas dúvidas em relação aos anúncios? Coloca aqui nos comentários e vamos bater um papo sobre investir em anúncios no Facebook ;)

E por fim...

Conhece alguém que está só queimando dinheiro no Facebook e não consegue bons resultados? Compartilha esse conteúdo então. Quem sabe pode ajudar!

Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



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