terça-feira, 10 de abril de 2018

Facebook vai pagar por denúncias de abusos de dados

O Facebook lança hoje o programa Data Abuse Bounty, que vai recompensar pessoas que denunciam qualquer uso indevido de dados por desenvolvedores de aplicativos.


O Caso Facebook X Cambridge Analytica foi (e ainda está sendo) uma grande pedra no sapato de Mark Zuckerberg, mas está trazendo grandes novidades que podem ser muito positivas à todos os usuários da grande rede. A prova disso são as diversas atualizações na rede que envolvem diretamente a segurança dos dados.

Hoje (10) o Facebook lançou o programa Data Abuse Bounty, que vai recompensar pessoas que denunciarem qualquer uso indevido de dados coletados por desenvolvedores de aplicativos. A intenção do Facebook é ter a capacidade de descobrir com mais velocidade potenciais abusos em relação às informações das pessoas na rede (e cá entre nós, pagar para que as pessoas denunciem pode realmente aumentar muito essa velocidade! -- Isso me lembra aqueles cartazes de filmes de faroeste com a recompensa por um bandido procurado).

Este programa recompensará pessoas com conhecimento e comprovação de que um aplicativo dentro da plataforma do Facebook coleta e transfere dados das pessoas para um terceiro que os venderá, roubará ou os usará para golpes ou até influência política.
Segundo o Facebook a recompensa será de acordo com o impacto de cada denúncia e não há um limite máximo no valor. Sabemos que um programa parecido (contra bugs) em casos de alto impacto, já concedeu mais de 40 mil dólares para pessoas que colaboraram com o programa.

Se confirmarmos o abuso de dados, encerraremos o aplicativo ofensor e tomaremos medidas legais contra a empresa que está vendendo ou comprando os dados, se necessário. Pagaremos a pessoa que denunciar o problema e também alertaremos aqueles que acreditamos que tenham sido afetados.
Esta é uma grande novidade que vem para beneficiar a comunidade toda (não só em termos de pagamentos e recompensas) pois com certeza vai fazer da própria comunidade vigilantes mais atentos sobre o uso indevido de dados por aplicativos dentro da rede.

Esta é apenas uma de várias medidas que o Facebook está tomando (e ainda vai tomar) para tornar a rede mais segura e mais atrativa à todos os seus usuários. Confira na imagem abaixo outras medidas que já foram colocadas em prática contra o uso indevido de dados de usuários:


Fonte: https://br.newsroom.fb.com/news/2018/04/facebook-agora-recompensa-por-denuncias-de-abuso-de-dados/

Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



Só envio conteúdo interessante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser