terça-feira, 22 de maio de 2018

PERSONAS! Pra quê?

Personas, pra que servem?


Definir as Personas do seu negócio não é um trabalho fácil e nem rápido, envolve muito estudo e deve ser feito com muita atenção. Mas enfim, pra quê ter todo este trabalho e gastar todo este tempo definindo personas?

Pensando pelo lado do Planejamento no Marketing digital e principalmente em mídias sociais, definir a Persona deve ser o ponto de partida para qualquer estratégia. Mas ainda assim eu vejo muitos profissionais negligenciando esta etapa do planejamento.

No mundo de hoje, sobrecarregado de informações para todo lado, você bem sabe o quão difícil é atrair a atenção das pessoas. Com a vinda da internet e principalmente das redes sociais, a forma com que as pessoas consomem informação foi completamente transformada, e aquele velho “Cale a boca e compre meu produto” presente na antiga forma de fazer marketing perdeu o seu poder.

Se o conteúdo que você cria nas redes sociais não é interessante para as pessoas não há motivo para elas compartilharem ou interagirem, e se elas não fizerem isso, não há motivos para o algoritmo da rede social entregar o conteúdo para mais pessoas. É assim que funciona: Conteúdo ruim ou chato não atrai a atenção de ninguém, e seja qual rede social for, a entrega do conteúdo vai ser menor.

A internet deu às pessoas o poder de decidirem se querem ou não ver um determinado anúncio e inúmeras possibilidades de ignorar completamente aqueles anúncios que não são interessantes para elas.

Mas então, como eu faço para atrair a atenção das pessoas para o meu negócio?
São diversos fatores e técnicas, mas na minha opinião, a grande questão inicial não é como atrair a atenção das pessoas, e sim, de quem você quer atrair a atenção?

Se você quer criar um conteúdo ou um anúncio que se destaque e atraia a atenção de alguém, em primeiro lugar você precisa saber de quem você quer a atenção e falar a mesma língua que ela. E quando eu digo “saber de quem” eu quero dizer conhecer esta pessoa em detalhes, saber quais são seus medos, suas dificuldades, seus desejos, sonhos e anseios. E isto é o que nós chamamos de Definir a Persona.

QUEM É O SEU CLIENTE IDEAL?

Personas são representações fictícias dos seus clientes ideias. Elas são criadas combinando dados reais de clientes que você já tem com características e comportamentos dos clientes que você deseja atrair para seu negócio.

Definir uma Persona para seu negócio é criar um personagem e se colocar no lugar dele para entender todos os seus sentimentos, dificuldades, objetivos, desejos e principalmente, pelo que ele se interessa. Só assim você vai ser capaz de criar conteúdo e anúncios que atraiam a sua atenção.

Pense agora em algo que realmente esteja te incomodando neste momento. Por exemplo: Orçamento curto, falta de dinheiro, contas chegando, boletos para pagar e clientes atrasando pagamentos talvez? E se no momento em que você estivesse com estas preocupações em mente surgisse uma publicação no seu Feed do Facebook com o seguinte texto: “Conquiste agora mais clientes e que pagam em dia!” Isso atrairia a sua atenção? Certamente, pois estaria falando diretamente com a sua dor, uma preocupação ou dificuldade que você está enfrentando no momento.

Ao criar um personagem que representa o seu cliente ideal você terá mais facilidade em atrair a sua atenção falando diretamente com ele, apresentando soluções para os seus problemas, mostrando meios dele conquistar seus objetivos ou falando sobre seus medos e frustrações. O grande objetivo é entender melhor quem são as pessoas que você quer atrair e como elas se sentem. E então fazer com que, quando elas se depararem com o seu anúncio ou conteúdo pensem: “Este cara me entende!”, “Esta empresa me entende!”

Para atrair a atenção das pessoas você deve ser capaz de gerar uma conversa entre você/empresa e seus futuros clientes. Mas para que esta conversa funcione, você precisa saber com quem está falando.

Entendeu agora a importância em criar personas para seu negócio?

Então pra te ajudar um pouco mais eu escrevi este eBook | Como Criar Personas. É um guia completo onde você vai aprender a definir a Persona do seu negócio (ou dos seus clientes) e a entrar na cabeça dela e entender o que ela pensa e sente. Assim com certeza você vai conseguir criar posts que engajam nas redes sociais, além de criar anúncios que realmente dão resultados!


Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



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