segunda-feira, 11 de junho de 2018

Facebook Não é Outdoor! Marketing Em Redes Sociais Funciona de Outro Jeito.

Outdoor gigante com a imagem do Feed do Facebook

A página no Facebook não é um outdoor ou vitrine onde você só coloca ofertas ou produtos à venda. Muito menos é um lugar para fazer “panfletagem” somente com o objetivo de exibir e vender produtos. Se você está fazendo isso, PARE AGORA, pois ninguém vai prestar atenção em você!

Fazer marketing através do Facebook (e de qualquer outra rede social) é completamente diferente da maneira tradicional de marketing (ou o chamado “Marketing de interrupção”) à qual a maioria das empresas estão acostumadas. Nas redes sociais predomina o marketing de conteúdo, que consiste basicamente em atrair as pessoas certas para seu negócio através de conteúdo que seja interessante para elas.

Eu não me canso de dizer:

Ninguém entra no Facebook para comprar algo!

As pessoas entram no Facebook para se relacionar com outras pessoas, descobrir novidades, ler notícias sobre assuntos de seu interesse, consumir conteúdos que ensinam algo ou assistir vídeos que divirtam ou façam rir. O Facebook foi construído para conectar e entreter pessoas.

Absolutamente, ninguém gosta de ser interrompido quando está vendo algo de que gosta. Ou vai me dizer que você gosta quando aquele filme é interrompido no momento mais emocionante para exibir um comercial de pasta de dente? Aposto que não!

No mundo online as coisas acontecem muito mais rápido e os usuários tem muito mais poder sobre o conteúdo que veem. Eu diria que esse público tem quase total controle sobre o que quer ou não ver.

Quando você está navegando pelo Feed do Facebook, se for exibido algum conteúdo que não é do seu interesse você simplesmente vai rolar a tela rapidamente sobre aquele conteúdo para ver o próximo, sem dar a menor atenção e nem sequer ver do que se trata, não é exatamente assim que você faz?

É por isso que fazer o que eu chamo de “panfletagem” no Facebook, publicando apenas ofertas de produtos e conteúdo de venda não funciona, pois existe uma grande chance deste conteúdo se tornar apenas mais uma “rápida passada de dedo” na tela do smartphone de alguém que não deu a mínima atenção para ele. E a situação se torna ainda mais grave se você fez desse conteúdo um anúncio no Facebook, pois aí você simplesmente jogou dinheiro fora!

Não estou dizendo pra você não publicar seus produtos!

É claro que se você criou uma página para seu negócio no Facebook provavelmente é por que quer atrair novos clientes e consequentemente gerar mais vendas, não é mesmo! Então é claro que você vai fazer publicações sobre seus produtos ou serviços. O que estou dizendo que você NÃO deve fazer é simplesmente ficar publicando fotos dos seus produtos com aquele texto chato de oferta! (para isto existem os panfletos).

Na rede social é de outro jeito que a coisa funciona. Tente criar um conteúdo mais humanizado e de acordo com a linguagem da sua audiência (ou do público que você deseja atrair).

Alterne entre publicações que informam algo sobre seu produto/serviço e publicações de conteúdo interessante para seu público (sem nenhum tipo de venda).

Crie publicações do tipo que ensinam a fazer algo útil usando um produto seu, por exemplo. Esta pode ser uma excelente estratégia de conteúdo. Seja criativo e encontre meios de vender seu produto sem precisar oferecê-lo diretamente.

Agora é com você! ;)

Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



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