quinta-feira, 14 de junho de 2018

Participar de Grupos no Whatsapp e Facebook: Vale a pena?

mãos se unindo sobre computadores fazendo menção a união e força dos grupos

Participar de grupos no Whatsapp e Facebook relacionados a Marketing Digital, Social Media, ou outros temas profissionais vale a pena ou é só perda de tempo? Vem comigo que vou te contar a minha experiência ;)

Há uns 12 meses eu comecei a participar mais ativamente em grupos específicos relacionados a Marketing Digital, Design, Social Media e derivados, tanto no Facebook quanto no Whatsapp, e posso te falar pela minha experiência que existem os dois lados da moeda aí. Pode realmente ser muito produtivo e vantajoso, como também pode se tornar um buraco negro que suga toda a sua produtividade se tornando um grande problema!

Por algumas vezes me empolguei com as conversas nos grupos e acabei dedicando muito tempo (e posso dizer, perdendo tempo) lendo conversas aleatórias e discutindo assuntos que não me agregavam em nada. Mas a grande sacada é você separar intervalos de horários no seu dia onde você dedica um pequeno tempo para consumir conteúdo e interagir nos grupos. Assim você consegue manter sua rotina produtiva e ainda aproveitar o que os grupos tem de bom ;)

Networking, contatos profissionais, trocas de experiências e possibilidades de boas parcerias e projetos em conjunto são só algumas das vantagens dos grupos.

Agora a parte boa é que através dos grupos eu cresci muito profissionalmente. Tive contato com excelentes profissionais da área, troquei experiências, pude ajudar algumas pessoas, criar parcerias, criar e participar de projetos incríveis que me ajudaram muito, tanto em experiências novas, quanto em reconhecimento. Então se você quer saber se eu acho que vale a pena? Sim, vale muito a pena, desde que você saiba se controlar e não passe o dia todo olhando todas as mensagens que rolam pelo grupo (principalmente no Whatsapp).

Os grupos no Facebook são mais tranquilos, com fluxo menor de mensagens e acabam atrapalhando menos o seu foco no trabalho. São muito úteis para receber conteúdos relacionados a novidades, esclarecer dúvidas e, se você é um produtor de conteúdo, muito úteis para ajudar a divulgar seu conteúdo (desde que ele seja interessante para os membros daquele grupo).

Já os grupos no Whatsapp normalmente tem uma frequência muito alta de mensagens e é realmente muito difícil acompanhar. Mas foi exatamente dos grupos do Whatsapp que surgiram para mim as melhores oportunidades de parcerias e novos projetos.

Então vou deixar aqui 3 sacadas para você tirar o melhor proveito dos grupos no Whatsapp:

1. Silencie todos os grupos

Participar daquele grupo super movimentado que não para nunca, onde as notificações ficam apitando no seu celular o tempo todo pode sugar toda a sua produtividade. Então a primeira dica que te dou é: Silencie todos os grupos. Você não precisa ser notificado toda vez que alguém envia uma mensagem no grupo.

2. Não tente acompanhar todas as mensagens

Se você tentar acompanhar tudo que acontece no grupo com certeza vai acabar com a sua produtividade. Você vai perder muito tempo e acabar consumindo muito conteúdo desinteressante e que não agrega em nada. Então separe alguns intervalos durante seu dia para verificar rapidamente as mensagens e interagir nos grupos. Por exemplo, a cada 2 horas de trabalho, separe 5 minutos para verificar os grupos ;)

3. Seja útil para os outros membros

Não seja aquele cara que só compartilha links ou conteúdos desinteressantes dentro do grupo. Quer ser notado, seja útil para as pessoas. Interaja de forma autêntica com elas, compartilhe coisas úteis e interessantes, não tenha vergonha de expor suas dúvidas e opiniões e, sempre que puder, ajude os outros membros com suas dúvidas também. Aposto que assim você vai fazer muitas amizades e parcerias e quem sabe conquistar vários admiradores e seguidores do seu trabalho.

...

Por fim, depois destas dicas, se você está interessando em ser mais ativos nos grupos e trocar ideias com outros profissionais eu tenho um grupo VIP no Whatsapp e Facebook que você vai gostar :D o SOCIAL MEDIA TEAM | BR.

Eu criei o grupo com o objetivo de unir profissionais, entusiastas e aprendizes de Social Media, Design e Marketing Digital para compartilharem conhecimento, gerar parcerias, networking, aprender e crescer juntos. Pois comunidade unida é comunidade forte!

Solicite a entrada no Grupo do Whatsapp
http://bit.ly/queroentrarsmt

Nossos administradores adicionam novos membros uma vez por semana, além disso, os grupos no Whatsapp tem um limite de 256 membros, então caso você não seja adicionado rapidamente não fique triste, seu nome ficará na lista e vamos te adicionar assim que surgir uma nova vaga ;)

Participe também do grupo no Facebook
http://bit.ly/SMTgroupFB

Espero que estas dicas e os grupos sejam úteis pra você tanto quanto foram pra mim! Um grande abraço e até a próxima ;)


Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



Só envio conteúdo interessante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser