segunda-feira, 30 de julho de 2018

Facebook: Postar menos e ter menos curtidores/seguidores, será a solução?

Facebook: Menos posts e menos curtidas

Em se tratando do algoritmo do Facebook e suas constantes mudanças, tudo pode ser uma opção. Diversos testes são necessários e você precisa parar de fazer mais do mesmo, e encontrar novas técnicas e estratégias para melhorar o alcance e engajamento.

Eu espero que você já saiba disso (mas se não sabe, fica sabendo agora!). O algoritmo do Facebook vem sofrendo atualizações constantes, o que ocasionou uma grande queda no alcance orgânico das publicações de FanPages (alcance que já não era tão grande assim há tempos).

Uma coisa que precisamos levar em consideração é que atualmente, pelo que conhecemos, o algoritmo preza pela interação/engajamento na rede. Ou seja, quanto mais comentários, compartilhamentos e etc o post gerar, maior será o seu alcance orgânico.

Eu vejo muitos profissionais (e principalmente clientes destes profissionais) buscando loucamente por curtidas (e olha que nem vou considerar aqui as compras de likes que rolam por aí). Acreditando que, quanto mais curtidas a FanPage tiver, melhor é. Doce - ou melhor - amarga ilusão.

Preste atenção na taxa de engajamento.

O que acontece é que você precisa passar a dar mais atenção para a sua taxa de engajamento. Esta sim é a métrica mais importante do momento (em se tratando de alcance orgânico). Vamos considerar uma página que tenha mais de 500.000 curtidores/seguidores, mas que recebe em seus posts pouco mais de 20 reações e comentários. Ela está tendo uma taxa de engajamento extremamente baixa, certo?

Com uma base de fãs tão grande, e tão poucas interações, o que o Algoritmo do Facebook vai concluir? Bingo! Que o conteúdo da página é tão ruim que mesmo com tantos fãs, ninguém interage! E então o próximo passo do algoritmo é deixar de entregar o conteúdo daquela página. Sacou agora o que eu estou querendo dizer?

Tamanha a importância disso que, tomei conhecimento recentemente de que algumas FanPages gringas estão usando uma estratégia ousada para melhorar suas taxas de engajamento. Estão fazendo campanhas solicitando que pessoas que curtiram a Página, mas não interagem com os conteúdos "descurtam" a página! Isso mesmo! E pra mim faz todo sentido, já que com isso devem melhorar a sua taxa de engajamento.

Mas vai com calma, não estou te dizendo para fazer o mesmo. O que quero que você tenha consciência é de que é muito melhor ter poucos curtidores, mas que interagem com seu conteúdo, do que ter milhares de seguidores que não estão nem aí para o que você publica. E comprar likes então... Ah! Isso eu não vou nem comentar...

Postar menos pode ser uma solução?

Absolutamente, sim! Postar com muita frequência pode prejudicar a sua taxa de engajamento e consequentemente a entrega do seu conteúdo, e isso é um fato. Mas postar lá de vez em quando, também não vai trazer nenhum resultado positivo.

Você precisa considerar uma série de fatores, como por exemplo o tamanho da sua base de fãs (se ainda for pequena, poste com menos frequência) e principalmente a qualidade do seu conteúdo. Fazer 2 posts na semana com muita qualidade com certeza vão te trazer melhores resultados do que 10 posts com pouca qualidade. Alias, este último caso tende a reduzir o alcance.

Pense sempre nisso: A cada post com pouco interação/engajamento que você fizer, é um pouquinho do alcance da sua FanPage que você está matando. E se você se desesperar e começar a fazer vários posts com frequência que não geram engajamento, aí é que você vai matar tudo de vez!

Portanto a minha dica é: Publique menos, com mais qualidade. E pare de se preocupar com quantidade de curtidores/seguidores e passe a se preocupar se estes seguidores realmente estão interessados naquilo que você publica.


Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



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