quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Um meio de evoluir como profissional do Digital


Depois de um tempo, somente cursos e treinamentos não são mais o suficiente para evoluir como profissional do Digital, é preciso algo mais.

Nos últimos anos venho buscando constantemente evoluir profissionalmente no Marketing Digital, Mídias Sociais e Design, que são áreas que realmente me interessam muito.

Hoje me considero um bom profissional, mas como todo mundo, também tive um começo. Com pouco conhecimento e experiência, bati a cara no muro e dei muito murro em ponta de faca. Aprendi com os erros e acertos (muito mais erros do que acertos, pode acreditar) e muitas vezes sem ter com quem contar.

Busquei cursos e todo tipo de informação disponível na internet: Vídeos, livros e tudo que você possa imaginar. Deus sabe quanto tempo gastei procurando e tentando aprender certas coisas que hoje para mim são muito simples.

Assisti horas de cursos, dos quais eu precisava seguir uma sequência de várias aulas (que na maioria das vezes eram chatas e desinteressantes) para conseguir pegar algum fragmento de informação que precisava, para tentar colocar em prática e obter algum resultado. Eles foram sim importantes naquele momento, mas hoje vejo que eu poderia ter economizado algum tempo.

Por fim encontrei os grupos no Facebook e Whatsapp, que me trouxeram muita informação relevante e contato com vários outros profissionais. O que me fez crescer muito, pois tive a oportunidade de aprender com a experiência de profissionais de diferentes níveis. Mas ainda assim gastei muito tempo com as conversas aleatórias dos grupos abertos.

No ano passado, eu estava disposto a reunir todo o meu conhecimento em um curso sobre Mídias Sociais e Marketing Digital. Mas recordando da minha trajetória me dei conta que:


Um curso não é só o que os profissionais precisam para elevar o seu nível.

É preciso mais do que isto!

E lembrando de tudo pensei: Que bom seria se tivesse naquela época um lugar onde pudesse encontrar informações mais pontuais. Ter contato com outros profissionais de diferentes níveis e nichos, compartilhar minhas dúvidas e experiências, e poder aprender com a experiência deles também. Fazer parte de um grupo de pessoas que estivessem dispostas a compartilhar seu conhecimento, a ouvir minhas dificuldades e quem sabe até criar um vídeo, realizar uma reunião online, ou outro tipo de conteúdo que me ajudasse naquele momento.

E melhor ainda se este conteúdo ficasse gravado em um lugar onde pudesse acessar quando e quantas vezes quisesse, caso a dúvida surgisse novamente!

Seria absolutamente incrível! E com certeza teria me economizado muito tempo!

Mas hoje o meu anseio é outro. Eu quero poder compartilhar minha experiência com outros profissionais, e além de ajudá-los, poder aprender com as experiências  deles também. Através das suas dúvidas adquirir novas experiências. Ter oportunidade de conversar sobre esse trabalho que eu amo realizar. Compartilhar minhas conquistas e apreciar as conquistas deles também.

Bingo! É disso que os profissionais precisam hoje!

E foi aí que abandonei a ideia de criar um curso, para passar a desenvolver uma comunidade onde todos os membros se ajudam, trocam experiências e crescem em conjunto. Foi assim que nasceu a ideia do Social Media Team.

Foi muito trabalho duro pra chegar até aqui, onde estou escrevendo insto hoje. Mas tenho certeza que cada noite sem dormir, cada fim de semana trabalhado, valerão a pena para tornar tudo isso realidade.

Eu idealizei o Social Media Team para ser uma comunidade onde possamos encontrar outras pessoas que amam o que fazem, que estão no campo de batalha, executando e colocando em prática o que aprendem. Com quem possamos trocar experiências reais, conversar sobre os nossos trabalhos, pedir opiniões e ajuda, e por que não, realizar parcerias. E assim crescer em conjunto!

A boa notícia...

As inscrições para quem quiser fazer parte deste grande time estão abertas. Mas elas ficarão abertas por tempo limitado. E na próxima Segunda-Feira (20/08) as serão encerradas.

Após isso, absolutamente não sei quando abrirão as inscrições novamente (e se abriremos inscrições para novos membros). Você pode conhecer mais sobre o Social Media Team no site:


Lá você encontra tudo que precisa saber sobre a comunidade e o conteúdo. E também pode me chamar no chat caso ainda tenha alguma dúvida.


Um grande abraço, e até a próxima!

Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



Só envio conteúdo interessante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser