terça-feira, 6 de novembro de 2018

Como criar Público Salvo para anúncios no Facebook

Como criar público salvo no Facebook


Você não precisa definir todas as configurações e segmentações do seu público toda vez que vai fazer um novo anúncio. Com Públicos Salvos você agiliza todo o processo de criação de anúncios e economiza muito tempo.

Se você vende vários produtos ou oferece vários serviços diferentes, muitas vezes pode precisar oferecer cada um deles para públicos diferentes. E quando você vai criar anúncios no Facebook, definir todas as opções de segmentação toda vez que vai fazer um novo anúncio pode ser uma tarefa complicada e demorada.

É para resolver esse tipo de problema que temos o recurso de Público Salvo no Facebook. Você pode definir todas as configurações e segmentações do seu público, inclusive criando combos com combinações de públicos, e deixá-los salvos para serem utilizados novamente em outros anúncios futuros.

Vou te ensinar aqui como criar públicos salvos passo-a-passo e inclusive te dar algumas dicas importantes sobre algumas etapas da criação de públicos no Facebook. Vamos lá...

Se preferir, pode ver este passo-a-passo em vídeo:



No seu Gerenciador de Anúncios acesse o menu da barra superior e depois escolha a opção "Todas as ferramentas" e depois a opção "Públicos", como na imagem abaixo:


Se você nunca criou e salvou um público na sua conta de anúncios, vai ver uma tela parecida com esta abaixo. Então selecione a opção "Criar um público salvo":


Então uma tela bem parecida com a segunda etapa da criação de anúncios (onde você define público e orçamento) aparecerá. Aqui você vai definir um nome para o seu público, localização, idade e outras informações demográficas do seu público.

Uma dica importante é você inserir tags nos nomes do seu público, deixando ele mais fácil de ser identificado, facilitando assim que você encontre o público certo quando for realizar um novo anúncio.


Na próxima etapa você vai definir a segmentação por interesse. Aqui é que está uma das ferramentas mais poderosas do Facebook ADS, se usada da forma correta e com estratégia, é claro.

Uma dica importante aqui, é você utilizar a função "Limitar Público" para criar um filtro mais poderoso para a sua segmentação. A maioria das pessoas que conheço esquecem de usar essa função, ou nem sequer sabe da existência dela e acabam colocando todas as opções de interesse na mesma caixa.



Mas qual a diferença? Bom, se você colocar várias opções na única caixa de segmentação acima, você basicamente está dizendo para o Facebook que encontre pessoas que correspondam a pelo menos um dos critérios. Quer dizer que se a pessoa preencher qualquer um dos critérios que você inserir ali ela entrará na segmentação. Ela não precisa preencher todos os critérios, e sim apenas um deles.

Se você quer que ela preencha vários critérios, você precisa colocá-los usando a opção "Limitar público", clicando em "Limitar mais" toda vez que quiser inserir mais um critério obrigatório. Entendido?

Note o exemplo abaixo:


Neste exemplo, eu estou basicamente dizendo para o Facebook que quero incluir no meu público pessoas que tem interesse em cerveja e DEVEM TAMBÉM ter interesse em vinho. Ou seja, se a pessoa tiver interesse só em UM dos dois, não vai entrar na minha segmentação. Ela precisa ter interesse nos dois.

Outra função bem importante que a maioria esquece ou não sabe como usar, é a opção de "Excluir pessoas". Com essa função, você pode excluir do público pessoas que tenham determinados interesses.

Vamos supor que no exemplo acima, eu queira criar um público de pessoas que tenham interesse em cerveja e vinho, mas não quero que pessoas que tem interesse na cerveja brahma entrem para este público. Tudo que preciso fazer é clicar em "Excluir pessoas" e inserir a segmentação, como no exemplo abaixo:


Então, no exemplo acima, basicamente estamos dizendo ao Facebook: Encontre pessoas que tem interessse em Cerveja E TAMBÉM em Vinho, mas EXCLUA desse público as pessoas que tem interesse na Brahma.

E por fim, temos a opções de segmentar por Conexão. Ou seja, pelo tipo de conexão que a pessoa pode ter com sua página, aplicativo ou evento.


Vamos supor que a minha intenção seja criar um anúncio para atrair novos curtidores para a página utilizando este público. Então não faz sentido eu enviar este anúncio para pessoas que já curtiram a página, certo? Tudo que preciso fazer é utilizar a opção "Excluir pessoas que curtiram sua Página".

E na caixa que surge basta começar a digitar o nome da sua página e ela aparecerá para ser selecionada:

Feito todo este passo-a-passo basta clicar em "Criar Público":


Pronto, seu público salvo está pronto para ser usado nos seus próximos anúncios.

O que eu recomendo? Crie vários públicos salvos baseados nas suas personas. Faça testes com cada um dos públicos para entender qual deles performa melhor para cada serviço/produto que você oferece. Mas não fique limitado a utilizar apenas este tipo de segmentação para anúncios. O Facebook tem outras ferramentas e estratégias que podem ser muito mais poderosas e eficientes. Claro, tudo depende de cada negócio, por isso sempre teste todas as possibilidades.


Espero que tenha sido útil pra você!

Um grande abraço, e até a próxima! ;)

Sobre o autor

JAMES WILLIAM | Social Media / Designer

Co-fundador da YouSee Marketing Digital. Trabalha com tecnologia a mais de 15 anos, com foco em Marketing Digital desde 2011. Designer apaixonado por criar Marcas, por Mídias Sociais e viciado em aprender e compartilhar conteúdo.



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