Faça parte da lista vip!

Receba novos conteúdos por e-mail
Siga-me

Como fazer anúncio no Facebook que abre uma conversa no Whatsapp?



 James William     agosto 28, 2018    Marcadores:, 

É possível criar anúncios no Facebook que levam a pessoa direto para uma conversa no WhatsApp.

Anúncios que direcionam à uma conversa no WhatsApp já foram liberados a algum tempo, mas por algum motivo algumas contas não receberam essa possibilidade, ou receberam através de meios diferentes. Por exemplo, na maioria das minhas contas eu tenho a possibilidade de fazer este tipo de anúncio somente através do botão "Impulsionar" nas publicações do Feed. Porém, em uma única conta específica, não tenho essa possibilidade, mas em contra-partida tenho a opção através do Gerenciador de Anúncios, no objetivo de "Mensagem".

Em algumas contas que observei, o recurso não estava disponível em nenhuma das duas formas. O motivo? Absolutamente não sei..

O fato é que, independente de você ter o recurso em qualquer um destes meios, é uma possibilidade muito interessante para captar novos clientes interessados em seu negócio, e ter uma conversa direta com o cliente aumenta muito as possibilidades de conversão.

Outro fato, e boa notícia é que, independente de você ter ou não o recurso liberado nativamente, é possível fazer este tipo de anúncio de uma outra forma (que inclusive eu gosto muito de utilizar, e prefiro em relação ao botão impulsionar). Que é criando um anúncio com objetivo "Tráfego" através do Gerenciador de anúncios, e configurando o anúncio com o Link da API do WhatsApp. Desta forma você cria um botão no seu anúncio que, ao ser clicado, direcionará a pessoa para uma conversa no Whatsapp com o número desejado. Muito legal não é?

Como fazer?

Inicialmente você precisa do link da API do Whatsapp, onde você deverá substituir as informações como número do telefone que receberá a mensagem e a mensagem pré-definida que a pessoa que clicar no link enviará ao número configurado.

O linke é este abaixo:

http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5544900000000&text=teste%20mensagem


Você deve substituir as partes em vermelho pelo número do Whatsapp que receberá as mensagens, e pela mensagem que será enviada ao clicar no link respectivamente.

Outro detalhe importante é que todo espaço em branco da frase da mensagem deve ser substituído pelo código %20 para que o link não fique quebrado.

Parece complicado não é?
E de fato, construir este link pode ser um tanto complicado, principalmente se você for configurar uma mensagem muito grande. Mas felizmente hoje temos diversas ferramentas online que criam este link de forma muito mais simples, bastando você preencher no formulário o número do Whatsapp e a mensagem pré-definida que será envidada.

Uma delas é o gerador de link para Whatsapp da Convertte, que é um dos meus preferidos. Você pode acessá-lo neste link: https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp

Após obter o seu link da API (tanto faz se você criou manualmente ou usou um gerador como o que citei), você precisa encurtá-lo. Já que é um link muito comprido e nada prático (e algumas vezes pode ser barrado na criação do anúncio).

Use algum dos diversos encurtadores de links disponíveis na internet. Eu gosto e costumo usar muito o bit.ly que é gratuito, fácil de usar e muito funcional.

Com o link encurtado em mãos, você deve criar normalmente um anúncio com o objetivo "Tráfego", selecionando a opção "Site" na criação do anúncio, e no momento que você deveria inserir o link do site, basta inserir o link encurtado da API do Whatsapp que você criou.

Se você preferir, eu fiz um vídeo mostrando o passo a passo da criação deste tipo de anúncio, e você pode conferir aqui abaixo:



James William

Gestor de Tráfego com foco em Facebook/Instagram ADS. Viciado em Aprender e Compartilhar conteúdo. Apaixonado por Design de Marcas, Marketing digital e Mídias Sociais.


logo

Gestor de Tráfego com foco em Facebook/Instagram ADS. Viciado em Aprender e Compartilhar conteúdo. Apaixonado por Design de Marcas, Marketing digital e Mídias Sociais.

O conteúdo apresentado neste site não representa nenhum tipo de parceria ou vínculo com o Facebook, Instagram, Whatsapp ou qualquer um de seus produtos e aplicativos. Também não são uma promessa ou garantia de ganhos ou resultados futuros.

Eu, James William, não garanto o seu sucesso ou nível de renda, através do uso de meus produtos, informações, estratégias ou recomendações, nem sou responsável ​​por quaisquer de suas ações.