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Quatro requisitos Essenciais de um bom post em redes sociais



 James William     julho 09, 2019    Marcadores:, 


Criar conteúdo não é apenas fazer qualquer tipo de publicação. Só publicar não basta! Se você quer atrair a atenção das pessoas, você precisa publicar conteúdo realmente interessante para o seu público.

Para que um post tenha um bom resultado e, além de atrair a atenção ele seja capaz de prender a atenção do seu público, existem quatro requisitos que eu acredito que são essenciais. Pelo menos um deles precisa estar presente no seu post, se você quer que ele traga bons resultados para seus negócios.

Um bom conteúdo precisa...
1. Informar;
2. Educar;
3. Entreter;
4. Ou conectar as pessoas.

1. Informar

O conteúdo que você está postando informa o público sobre algo do interesse dele?

Buscar conteúdos informativos que tenham alguma relação com a sua área de atuação, e que você identificou que fazem parte dos interesses da sua Persona pode ser uma boa estratégia. As pessoas gostam de estar bem informadas e saberem das últimas novidades nos assuntos que elas julgam interessantes para elas.

O que você deve sempre ter em mente é que o conteúdo que é interessante para você pode não ser (e quase nunca é) interessante para a sua Persona. Foque nos interesses da Persona e procure postar as novidades e notícias que estão relacionadas à estes interesses.

Você pode não ter nenhum interesse em notícias e fofocas sobre artistas ou Youtubers, por exemplo. Mas se você está divulgando uma loja de confecções, as chances são de que este conteúdo sem valor nenhum para você, seja um conteúdo de valor para a sua Persona.

Em meu trabalho gerenciando FanPages tive a oportunidade de estudar diversos casos e entender como o conteúdo informativo se encaixava em cada tipo de negócio. Vamos pegar o gancho das lojas de confecções femininas para este exemplo: O público deste tipo de negócio tem uma grande chance de se interessar por tudo aquilo que é relacionado à moda. Notícias sobre as principais tendências da próxima estação e vídeos das principais Youtubers de moda com certeza são um assunto em alta para esta FanPage.

Neste nicho de mercado você pode fazer uma combinação interessante e usar os seus produtos para fazer posts com dicas relacionadas à moda. Assim você combina a exibição dos seus produtos com um conteúdo informativo para o seu público. Mas ele deve ser feito de forma que não se pareça com uma propaganda.

Criar posts informando quem são os aniversariantes da semana ou do mês é um tipo de conteúdo que tende a funcionar muito bem para qualquer tipo de negócio. Este tipo de post geralmente recebe muitos comentários de outras pessoas desejando felicidades e parabenizando o aniversariante e, a essa altura, você já sabe o quanto é importante receber muitos comentários em um post não é mesmo?

Ainda dentro desta categoria de conteúdo, você pode produzir conteúdo informativo relacionado ao seu negócio, como por exemplo, informar sobre horários de atendimento diferenciados, avisos, informações sobre produtos e serviços e etc. Mas sempre levando em consideração se estas informações são de alguma forma interessantes para a sua Persona, OK?

2. Educar

O Post educa o seu público sobre algum assunto, ou ensina a ele alguma coisa útil?

Um conteúdo que educa, normalmente é aquele conteúdo que ajuda a pessoa a resolver um problema.

Quando você tem dúvidas sobre alguma coisa, ou quer aprender algo novo de forma rápida, qual é a primeira coisa que você faz? Pesquisa no Google! Acertei? Agora imagine que você está navegando no Facebook e já está bem perto da hora do almoço. De repente, surge ali bem no meio do seu feed aquela receita espetacular, com ingredientes simples e super fácil de fazer. Se é você quem cozinha em casa com certeza vai ser muito útil, não é mesmo?

Vamos para outro exemplo: Imagine que você tem muita vontade de aprender a tocar violão, e enquanto você navega pelo Facebook através dos posts de seus amigos, parentes e páginas que segue, surge um vídeo com a seguinte descrição: “Você quer aprender a tocar violão? Neste vídeo eu explico 3 passos muito fáceis para você começar a aprender ainda hoje!”. Eu arrisco dizer que as chances deste conteúdo atrair a sua atenção seriam realmente muito grandes, não é mesmo?

Eu chego a arriscar ainda mais: E se este vídeo for uma sequência de 10 vídeos que ensinam efetivamente a tocar violão, publicados por uma loja de instrumentos online que entrega o produto na sua casa. Supondo que você ainda não tenha um violão, as chances de você comprar o seu violão nesta loja após assistir alguns destes vídeos são consideráveis, não é mesmo?

Neste exemplo, isto acontece por que o conteúdo foi útil para você e te ajudou a resolver um problema, portanto atraiu a sua atenção pois estava ensinando algo de seu interesse. Após atrair a sua atenção com o primeiro vídeo, o restante dos vídeos foi responsável por gerar familiaridade e promover a confiança, fazendo com que você se sentisse mais seguro em comprar o produto que você precisava naquela loja.

Postar conteúdo que ensina a sua audiência sobre algo interessante é um dos tipos de conteúdo mais eficientes que você pode criar para a sua FanPage. Pense no que você pode ensinar para a sua audiência e que esteja relacionado a sua área de atuação.

3. Entreter

O Post diverte ou causa alguma emoção positiva na sua audiência?

Conteúdo divertido tende a gerar resultados muito positivos nas mídias sociais. Não é à toa que os memes fazem o maior sucesso internet afora. As pessoas estão tão sobrecarregadas de problemas que, qualquer conteúdo que as ajude a esquecê-los por alguns instantes vai gerar valor para elas de alguma maneira. Note como fotos e vídeos engraçados de animais de estimação, por exemplo, são altamente comentados, curtidos e compartilhados.

É claro que você deve ter cuidado e dosar muito bem o humor em seus posts no Facebook. Tudo depende do seu nicho de mercado e de qual é a personalidade das pessoas que você quer atingir. Por isso é tão importante definir a Persona antes de criar qualquer conteúdo, não só para o Facebook, mas para qualquer rede social.

Como eu já venho pregando aqui neste livro, o Facebook tem se tornado cada vez mais uma Plataforma de Negócios e uma ferramenta de marketing. Mas as pessoas, em sua grande maioria, ainda entram no Facebook para se distrair e o consideram como um meio de entretenimento (apesar de cada vez mais pessoas buscarem informações relevantes para elas dentro da plataforma).

Então, tente encontrar conteúdos divertidos dentro do contexto do seu negócio. Eles tendem a gerar mais engajamento e tem muito mais chances de se tornar um conteúdo viral. Um vídeo engraçadinho com um gatinho caindo de sono postado em uma Segunda-feira, com uma descrição do tipo: “Eu na Segundona...” pode arrancar vários sorrisos e gerar muitos likes e quem sabe, até compartilhamentos.

4. Conectar

O post ajuda as pessoas a se conectarem, gerando conversas nos comentários?

Basicamente o que o Facebook quer é que as pessoas deixem de ser tão passivas, somente consumindo conteúdo no feed e passem a ser mais ativas, comentando, marcando amigos e gerando conversas autênticas entre si.

Então aposte em conteúdo capaz de fazer com que a pessoa sinta vontade de mostrar aquilo para outro amigo, marcando ele nos comentários. Ou que chame tanto sua atenção a ponto dela sentir vontade de deixar sua opinião em um comentário.

Crie posts com perguntas autênticas, pedindo opiniões para sua audiência. Mostre que a sua página é um canal de comunicação aberto, onde seus seguidores podem expressar suas opiniões e criar uma verdadeira conversa entre eles, seus amigos e você.




FICA A DICA:

Anote isto um Post-it e cole em um lugar que você possa ver sempre que estiver criando conteúdo para sua FanPage:

  • O post traz alguma informação interessante para a Persona?
  • O post educa ou ensina a Persona como fazer alguma coisa boa?
  • O post diverte ou causa alguma emoção positiva na Persona?
  • O post ajuda a Persona a se conectar com outras pessoas e incentiva ela a comentar?
  • Se a resposta não for “SIM” para pelo menos uma destas perguntas, refaça o seu post!


James William

Gestor de Tráfego com foco em Facebook/Instagram ADS. Viciado em Aprender e Compartilhar conteúdo. Apaixonado por Design de Marcas, Marketing digital e Mídias Sociais.


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