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Noções básicas sobre o Algoritmo do Facebook



 James William     dezembro 27, 2019    Marcadores:, 


O algoritmo do Facebook (News Feed) é um código responsável por decidir qual conteúdo vai ser entregue para quem dentro do Facebook. É como se fosse um grande filtro que controla o que aparece na tela (Feed) de cada usuário, baseando-se nos interesses de cada um.

Mas espera um pouco aí? O que é News Feed (ou Feed de notícias) afinal de contas?
Segundo o Facebook: “O News Feed é um fluxo constantemente renovado com atualizações de status, fotos, vídeos, links, atividades de aplicativos e curtidas de pessoas, Páginas e grupos que você segue no Facebook.” – Simplificando: O News Feed é aquela região central do Facebook, onde aparecem todas as publicações e atividades dos seus amigos, parentes e páginas que você curte.

Agora, imagine que você abre o Facebook e começam a aparecer todas as publicações de todos os seus amigos, parentes e páginas que você curte, além de todas as notificações de conteúdos que seus amigos e parentes curtiram ou comentaram, tudo de uma só vez. Seria uma quantidade tão grande de informação, com tanta coisa que não tem o menor interesse para você, que provavelmente você fecharia a página alguns segundos depois.

E é exatamente para que isso não aconteça e para que você receba somente os conteúdos que são mais relevantes para você, que o algoritmo do News Feed foi criado: Basicamente para selecionar o conteúdo mais interessante para cada uma das pessoas presentes na rede.

Nas palavras do próprio Facebook: “O objetivo do News Feed é apresentar o conteúdo certo para a pessoa certa, no momento certo, para que ela não perca as histórias que mais interessam.”

Agora que você já sabe o que é News Feed, da existência do algoritmo e para que ele serve, é de extrema importância que você tenha pelo menos um pouco de noção de como ele funciona, para obter bons resultados com a FanPage do seu negócio.

COMO O FACEBOOK DISTRIBUI AS PUBLICAÇÕES?

Você já sabe que o algoritmo do News Feed é o responsável por selecionar e distribuir todo o conteúdo publicado no Facebook, mas a grande sacada mesmo é entender como ele faz isso, só assim você vai saber como tirar o melhor proveito disso usando ele a seu favor obtendo os melhores resultados para o seu negócio através do Facebook.

Eu não vou me aprofundar muito em termos técnicos aqui, pois não é o meu objetivo. O que eu quero é que você entenda a essência principal de como o algoritmo funciona e a partir disto possa decidir as melhores estratégias a serem aplicadas na FanPage do seu negócio, OK!

O objetivo do algoritmo é entregar às pessoas as histórias e conteúdos sobre os assuntos que elas mais se interessam. Mas como é que ele sabe o que é mais interessante pra mim? Simples, coletando informações sobre tudo aquilo que você faz dentro da plataforma. Isto inclui os posts que você curte, os comentários que você faz, o conteúdo que você compartilha, as páginas que você segue, os links que você clica e acredite se quiser, até mesmo quando você passa por uma publicação no feed, e rola para traz para vê-la novamente.

Isso tudo é feito através de uma infinidade de informações e cálculos complexos, mas eu vou listar aqui os principais pontos que afetam a seleção do conteúdo à ser distribuído.

1. Inventário: É todo o conteúdo que seus amigos, familiares e páginas que você curtiu publicaram e que você ainda não viu. Ou seja, é tudo aquilo que ainda está disponível para você consumir no seu Feed, como se fosse um grande estoque de conteúdo destinado à você.

2. Sinais: São as informações sobre você coletadas pelo algoritmo que ajudam ele a decidir o que vai ser mostrado. Por exemplo, quem fez o post, qual horário foi realizado, qual a velocidade da sua internet naquele momento e até mesmo em qual tipo de dispositivo você está navegando no Facebook (Desktop ou Smartphone).

3. Previsões: Nesta etapa o algoritmo faz a combinação do Inventário com os Sinais para tentar prever qual conteúdo é mais interessante pra você naquele momento. Por exemplo, quais as chances de você comentar, compartilhar um determinado post, ou assistir um vídeo até o final naquele momento.

4. Pontuação de Relevância: Os dados gerados na etapa das Previsões são reunidos e formam uma pontuação de relevância que é dada a cada um dos conteúdos que estão no seu Inventário. Esta pontuação representa o quanto o algoritmo acha que você está interessado em um determinado post que está disponível para você.

Portanto, todos os posts do seu inventário (ou seja, tudo aquilo que está na fila para ser exibido pra você) são ordenados de acordo com a pontuação de relevância que eles receberam. Os posts com pontuação mais alta são entregues antes pra você, e aqueles que recebem uma pontuação menor são entregues depois. E dependendo da pontuação e do tempo decorrido desde que o post foi feito, talvez ele nunca chegue a ser exibido pra você.

Todo este processo acontece de forma individual para cada usuário. Cada Feed é personalizado e único.

Você já deve ter percebido que em determinado momento você curtiu alguma página que alguém mandou o convite pra você. Porém você nunca clicou em nenhum link que esta página publicou, nem curtiu, comentou ou compartilhou o conteúdo dela. Depois de algum tempo, as publicações dela simplesmente desapareceram do seu Feed como se a página não existisse mais.

Isso acontece por que o algoritmo do News Feed entendeu que o conteúdo que aquela página, ou pessoa está publicando não é interessante pra você, já que você não deu sinais de que estava gostando do conteúdo (curtindo, compartilhando e comentando), e passou a dar uma pontuação de relevância muito baixa para os posts publicados por ela. E todo o conteúdo que você demonstra interesse interagindo de alguma forma com ele passa a ter uma pontuação de relevância mais alta e ter preferência na exibição dentro do seu Feed.

ATUALIZAÇÕES DO FEED EM JANEIRO DE 2018

Em Janeiro de 2018 Mark Zuckerberg anunciou novas atualizações importantes na forma como o algoritmo do News Feed funciona. A primeira mudança é a mais importante delas no que se trata da utilização do Facebook para negócios e impacta principalmente as Páginas e todo o conteúdo “Comercial e Promocional” que é publicado no Facebook.

Segundo Zuckerberg, as pessoas estavam reclamando da quantidade de conteúdo de publicidade (publicações de empresas, marcas e meios de comunicação) que estava sendo exibidos em seus feed’s, pois isto estava tomando o lugar dos momentos pessoais, concluindo então que isto estava distanciando o Facebook da coisa mais importante, que é nos ajudar a conectarmos uns aos outros.

E é claro que, antes que as pessoas começassem a deixar o Facebook por não estarem gostando do conteúdo exibido, a grande rede tomou suas atitudes e começou a fazer mudanças. Afinal de contas, de que adianta ter uma plataforma incrível para anunciar, se não existem pessoas nela para verem seus anúncios?

Então, à partir de Janeiro de 2018 o News Feed adicionou mais um fator para a distribuição do conteúdo, que é priorizar conteúdo de amigos e familiares. Portanto as publicações de empresas, marcas e mídia passaram a serem exibidos mais abaixo no Feed dos usuários. E mais importante a se saber é que o conteúdo de páginas que ainda é exibido é aquele que incentiva interações autênticas e significativas entre as pessoas.

COMO ISTO FUNCIONA PARA MINHA FANPAGE?

Na prática, quanto menos interessante for o seu conteúdo para o seu público, menos as pessoas vão interagir com ele (curtir, comentar, compartilhar, etc.), menor a pontuação de relevância das suas publicações e menor é a entrega do seu conteúdo para seus fãs e seguidores. Simples assim!

E com a atualização de Janeiro de 2018, se o conteúdo que você publica na sua página não for interessante o suficiente para fazer com que as pessoas iniciem conversas autênticas nos comentários, o seu conteúdo passará a ter ainda menos relevância, e menor ainda serão as chances dele aparecer no feed de forma orgânica.

Pra você entender melhor a importância disto que eu estou dizendo: Quando você faz uma publicação na sua FanPage o Facebook entrega para um número X de pessoas. Se estas pessoas que receberam a publicação não interagirem com o conteúdo curtindo, clicando, compartilhando ou comentando, o Facebook fará uma nova entrega da publicação para um número menor de pessoas. Se estas novas pessoas também não reagirem ele vai diminuindo gradativamente até não entregar para mais ninguém.

Porém, se uma boa porcentagem das pessoas que receberam a publicação inicialmente reagir ao conteúdo, o Facebook aumenta a quantidade de pessoas que recebe a publicação na segunda entrega e assim o alcance aumenta sucessivamente conforme as interações com a publicação vão aumentando.

Estima-se que este processo todo leva em média três horas para cada publicação. Por isso é de extrema importância que o seu conteúdo seja interessante o suficiente para fazer com que o seu público reaja a ele logo nas primeiras horas após a publicação.

A esta altura você já deve ter entendido por que se fala tanto em gerar engajamento quando se trata de estratégias de marketing para Facebook não é mesmo? Quanto mais engajamento, melhor é a sua pontuação de relevância no algoritmo e mais pessoas o seu conteúdo alcança! Resumindo: Quanto mais interessante o seu conteúdo, mais pessoas veem ele!

E é por isso que eu volto a reforçar: Se você não sabe com quem está falando, como você pretende criar publicações que sejam interessantes para as pessoas? E se as publicações não forem interessante para as pessoas, elas não vão interagir com o conteúdo e seu conteúdo vai deixar de ser entregue. Se o conteúdo não for bom, ninguém vai ver!

Se você está publicando só ofertas de produtos e conteúdo de venda na sua página, as chances são de que as pessoas não estão interagindo com este conteúdo e a pontuação de relevância das suas publicações e da sua página está péssima, fazendo com que seu conteúdo alcance muito poucas pessoas, ou ninguém!

E vale neste ponto fazer uma observação: A cada nova atualização no algoritmo do News Feed, que muitas vezes acaba por “derrubar” o alcance das publicações no Facebook eu vejo muitas pessoas e até profissionais de Mídia Social reclamando por todo lado:

“O alcance do Facebook não para de cair...”;
“O alcance orgânico morreu...”;
“O Facebook só entrega as publicações se pagar...”;
“Se continuar assim o Facebook vai acabar...”

Quer saber o que eu acho? Alcance orgânico não é direito, é privilégio! Você tem de conquistar, através de boas estratégias e ações. As pessoas não são obrigadas a gostar do que você publica na sua página e exatamente por isso o Facebook não é obrigado a entregar um conteúdo que as pessoas não gostam de ver (isso sim acabaria com o Facebook). Ninguém é obrigado a gostar de você, curtir sua página, comprar seus produtos ou serviços. Isso se conquista!

Descubra o que o seu público gosta, o que desperta sua atenção. Busque conhecimento, aprenda como usar a mídia à seu favor, pesquise. Aprenda a conquistar a atenção das pessoas e sim, o seu alcance vai aumentar e você vai ter bons resultados.

James William

Gestor de Tráfego com foco em Facebook/Instagram ADS. Viciado em Aprender e Compartilhar conteúdo. Apaixonado por Design de Marcas, Marketing digital e Mídias Sociais.


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